fbpx

 FORRÓ

Forró é um ritmo e dança típicos da Região Nordeste do Brasil, praticada nas festas juninas e outros eventos. Diante da imprecisão do termo, é geralmente associado o nome como uma generalização de vários ritmos musicais dessa região, como baião, a quadrilha, o xaxado, que têm influências holandesas e o xote, que tem influência portuguesa. São tocados, tradicionalmente, por trios, compostos de um sanfoneiro (tocador de acordeão, que no forró é tradicionalmente a sanfona de oito baixos), um zabumbeiro e um tocador de triângulo. Também é chamado arrasta-pé, bate-chinela, fobó.

O forró possui semelhanças com o toré e o arrastar dos pés dos índios, com os ritmos binários portugueses e holandeses, porque são ritmos de origem europeia a chula, denominada pelos nordestinos simplesmente “forró”, xote e variedades de polcas europeias que são chamadas pelos nordestinos de arrasta-pé e ou quadrilhas. A dança do forró tem influência direta das danças de salão europeias, como evidencia nossa história de colonização e invasões europeias.

Além do forró pé-de-serra, também conhecido como forró tradicional por ser o ritmo original, existem outras variações, tais como o forró eletrônico, vertente estilizada e pós-modernizada do forró surgida no início da década de 1990 que utiliza elementos eletrônicos em sua execução, como a bateria, o teclado, o contrabaixo e a guitarra elétrica; e o forró universitário, surgido na capital paulista no final da década de 1990, que é uma espécie de revitalização do forró tradicional, que eventualmente acrescenta contrabaixo e violão aos instrumentos tradicionais, sendo a principal característica três passos básicos, sendo um deles o popular “dois para lá, dois para cá”.

Conhecido e praticado em todo o Brasil, o forró é especialmente popular nas cidades brasileiras de Campina Grande, Caruaru, Juazeiro do Norte e Mossoró, que sediam as maiores Festa de São João do país. Já nas capitais Aracaju, Fortaleza, João Pessoa, Natal, Maceió, Recife, Teresina e Salvador, são tradicionais as festas e apresentações de bandas de forró em eventos privados que atraem especialmente os jovens.

fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Forr%C3%B3

Sobre as aulas

Forró significa festa e esse é nosso objetivo, passando por todas as formas possíveis para que você possa se divertir onde estiver.

Horário

  • Segunda 19h30 às 20h30 – Nível Intermediário – Professor Eduardo Carriel
  • Terça 19h30 às 20h30 – Nível Iniciante – Instrutora Mayara Gazzi
  • Quarta 21h00 às 22h00 – Nível Iniciante – Professor Denis Marques
  • Sábado 14h00 às 15h00 – Nível Iniciante – Professor Denis Marques

Sobre os Professores

DENIS MARQUES
Campeão Brasileiro da Copa Forró 2017, na categoria semiprofissional, tem o forró como uma das suas grandes paixões.

EDUARDO CARRIEL
Foi o primeiro ritmo que bateu no coração, em seus 18 anos de dança.

MAYARA GAZZI
Tem o forró como um dos seus ritmos preferidos e é integrante da FORROZEART.